samedi 3 mars 2007

La Cité Internationale Universitaire de PARIS

Hoje fiquei surpreendido. Fui visitar o campus universitário internacional de Paris. O que é isto? Imaginem um recinto com 37 edifícios e cada um deles referente a um país. Argentina, Itália, Canadá, Brasil, Portugal, Japão, Mexico, India, Marrocos, etc. Depois cada um dessas residências está construida à imagem do país que representa. Muito giro. Gostei bastante.
Como o proprio nome indica - Cité - este recinto tem de tudo lá dentro, piscina, biblioteca, campos de futebol, ténis, cantina, etc,etc.
Para variar, eu tirei fotos mas ainda não as posso colocar por aqui.
Entretanto comecei a interrogar-me onde é que afinal era a escola... se tudo o que encontrei eram residências onde raio o pessoal tem aulas?

Enfim.

Depois fui visitar a mágnifica Nôtre Dame que fica na Íle de Paris - uma ilha mesmo no rio Sena. É de facto um verdadeiro monumento. De seguida encontrei a Universidade de Sorbonne e mais uma vez... uma coisa enorme.

Entretanto lá me perdi novamente e... mapa, mapa, mapa. Enquanto não encontrava nova entrada de metro, lá passei pelo Patheon, pelo licéu Luis o Grande, enfim.

Dou por mim a pensar que a cidade é mesmo toda igual. Já imaginaram ver uma cidade que é toda construída de forma ornamentada? Monumentos, escolas, igrejas, prédios, etc. Às tantas, os próprios monumentos deixam de sobressair.

Enfim. Hoje fez uma semana que cá estou.

3 commentaires:

Yakin Puteinas a dit…

ora aí está um bom ponto de vista...tudo o que é demais, por vezes acaba por tornar-se banal...

E pronto, ja sobreviveste à pré-temporada..vai começar a batalha ;)

Susana Nunes a dit…

Pois, lembrei-me agora de algo que me apercebi no meu terceiro dia em Paris... Depois de visitar tantos monumentos, descobri que, decididamente, os franceses são megalómanos e exibicionistas. No dia em que fomos visitar o Louvre, por exemplo, depois de percorrermos o Jardin des Tuilleries, perguntei a um francês o que simbolizava o Obélisque de Louxor, um imponente obelisco mesmo à nossa frente. Nem quis acreditar na resposta: "Ah, isso? Roubámos aos egípcios e trouxemos para cá! Claro que aqui fica muito melhor, sobretudo depois de termos revestido a ponta de ouro...". Inacreditável, não? E isto é apenas um exemplo entre muitos outros... Em qualquer lugar com uma boa vista sobre a cidade é fácil perceber o quanto esta cidade é exagerada... Nos últimos dias já estava enjoada de tanto dourado e de tanta grandiosidade.

Domingos Pereira a dit…

precisamente